segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

BASE LEGAL DAS ACs

DO ESTATUTO DO MAGISTÉRIO
Art. 55 - Para desenvolvimento das atividades complementares dos professores da 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio deverão ser reservadas 25% vinte e cinco por cento) da carga horária correspondente ao regime de trabalho a que os mesmos se subordinem, e a partir de 1º de janeiro de 2003 deverão ser reservadas as cargas horárias estabelecidas no anexo VII desta Lei.
Art. 56 - Considera-se Atividade Complementar, a carga horária destinada, pelos
professores em efetiva regência de classe, com a participação coletiva dos docentes, por área de conhecimento, à preparação e avaliação do trabalho didático, às reuniões pedagógicas e ao aperfeiçoamento profissional, de acordo com a proposta pedagógica de cada Unidade Escolar.
Art. 57 - É obrigatória a participação de todos os professores em efetiva regência nas Atividades Complementares, em dia e hora determinados pela direção da Unidade Escolar, sendo essas atividades supervisionadas pelo Coordenador Pedagógico, sem prejuízo da carga horária destinada à efetiva regência de classe.

CONGRESSO LUSO AFRO BRASILEIRO


De 07 a 10 de agosto, acontecerá no campus de Ondina da Universidade Federal Bahia (UFBA) o XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. O evento, pela primeira vez em Salvador, tem como tema as "Diversidades e (Des) Igualdades", que serão discutidos em 11 eixos temáticos.
Durante o evento, especialistas em Ciências Sociais e Humanidades de diversos países, especialmente Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal e Brasil. Estarão reunidos para debater a diversidade e complexidade de suas sociedades, privilegiando um enfoque comparativo e confronto de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.
A comissão organizadora desta edição do congresso é composta por pesquisadores de todas as universidades públicas da Bahia, e coordenada pelo Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da UFBA. XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais.
Quando: 07 a 10 de agosto de 2011.
Onde: Campus de Ondina UFBA.
Quanto: R$ 40,00 a R$ 120,00, a depender da modalidade, até o dia 15 de fevereiro. Após esta data, os valores serão reajustados.
Inscrições e mais informações: www.conlab.ufba.br
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador Bahia - Brasil
Tel. (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br
Site: www.ceao.ufba.br

domingo, 13 de fevereiro de 2011

JORNADA PEDAGÓGICA













Aconteceu no período de 01 a 04 de fevereiro de 2011, na Escola Natália Vinhaes a Jornada Pedagógica da Rede Estadual de Ensino, onde gestores, professores e outros profissionais dos espaços educativos discutiram e planejaram mais um ano letivo, compartilhando com a proposta do Secretário da Educação o professor Osvaldo Barreto, de fazer desse encontro um momento estratégico para refletir sobre a realidade da escola e planejar o ano letivo, tendo como objetivo melhorar o desempenho dos estudantes tomando como base os índices de desempenho da escola. Na ocasião o grupo pode refletir sobre a idéia de se posicionar interdisciplinarmente objetivando um trabalho mais solidário e interligado dirigido por objetivos claros com fins na capacitação dos alunos na leitura e na escrita. Para nortear as discussões e o planejamento optou-se pelo tema “Por uma atitude interdisciplinar na produção de leitura e escrita de textos com vistas nos resultados da Escola”. A Programação do encontro foi toda orientada pela Superintendência da Educação Básica:
Terça-feira 01/02/2011
Abertura da Jornada Pedagógica pelo dirigente escolar, focalizando os objetivos e apresentando a proposta de trabalho para da escola.
 Exibição de filme sobre Anísio Teixeira;
 Transmissão, pela internet (TV Todos pela Escola), das orientações do Órgão Central para 2011, abordando os seguintes aspectos:
- Perspectivas institucionais para o ano letivo;
- Projeto pedagógico, currículo, planos de curso, medidas de garantia de percurso educativo digno (recuperação paralela, ressignificação da dependência, reclassificação, consolidação da leitura e da escrita);
- Indicadores educacionais: avaliações e censo escolar;
- dados da Escola 10;
- procedimentos a serem assegurados no planejamento da escola, criando oportunidades para a consolidação da leitura e da escrita;
- quadro de pessoal e programação de carga horária (organizar aulas dos professores da mesma matéria nos mesmos horários).
 Esclarecimentos/complementações via Web, sobre as orientações institucionais para o ano letivo de 2011 (intervenções a partir de perguntas ou comentários, por chat).
 Apresentação e discussão de indicadores da escola, com vistas a assegurar a utilização das informações no planejamento da ação pedagógica:
- dados do censo escolar: índices de distorção idade-série, taxas de aprovação, reprovação e abandono; - dados da Escola 10;
- indicadores externos.
- níveis de proficiência na Prova Brasil, resultados do Avalie (Ensino Médio);
- inventário de dificuldades de aprendizagem e conteúdos críticos identificados por professores da Rede.
Quarta-feira 02/02/2011
 Síntese da avaliação do desempenho da escola em 2010, considerando os indicadores apresentados no dia anterior.
 Elaboração da proposta de trabalho da escola para 2011, considerando os indicadores e enfatizando o que precisa ser melhorado:
- Plano anual de trabalho da equipe gestora;
- Planos de Curso da escola, por componente curricular:
 Elaboração do planejamento pedagógico da escola para 2011, enfatizando as aprendizagens prioritárias em cada série e considerando:
- currículo referenciado
- inventário de dificuldades dos alunos;
- mapa de conteúdos críticos e a necessidade de articulação entre disciplinas ou áreas de conhecimento.

Quinta-feira 03/01/2011
 Elaboração do Plano de ensino de cada componente curricular, por série, destacando: objetivos, conteúdos, procedimentos didáticos e materiais de ensino-aprendizagem. Considerar os documentos encaminhados (inventário e mapa dos conteúdos críticos) e as contribuições de cada área para consolidar a leitura e a escrita.

Sexta-feira 04/02/2011
 Socialização e discussão do trabalho realizado nos dias anteriores (plano anual de trabalho da equipe gestora e planejamento didático dos professores), destacando: ajustes necessários para melhorar o funcionamento da escola e a aprendizagem dos estudantes.
 Planejamento dos encontros de AC para o primeiro semestre de 2011, definindo cronograma, conteúdos, metodologia e responsáveis pelo planejamento e pela coordenação.
 Elaboração do plano da Aula Inaugural na Unidade Escolar.

A efetivação do processo de envolvimento do educador em um trabalho interdisciplinar, é realizado através da interação professor/aluno, professor/professor, pois a educação só tem sentido no encontro.
“Se há interdisciplinaridade, há encontro, e a educação só tem sentido no encontro. A educação só tem sentido na “mutualidade”, numa relação educador-educando em que haja reciprocidade, amizade e respeito mútuo”. (Fazenda, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido?

PRIMEIRO DIA DE AULA












Os primeiros dias de aula são importantes para reforçar vínculos afetivos entre aluno/escola/família/professores. Receber os estudantes com entusiasmo contribui para melhorar a disciplina de alunos veteranos e incluir os novatos. Com esta finalidade a Equipe Pedagógica da Natália Vinhaes planejou e executou atividades interdisciplinares que possibilitaram uma prática pedagógica dinâmica e solidária. Três vídeos foram exibidos:
 Conseqüências das atitudes;
 Boas Maneiras;
 Regras e exceções;
Por meio destes recursos audiovisuais os alunos foram orientados a refletir, discutir e produzir textos de gêneros variados enfatizando ações de respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência. O resultado dos trabalhos realizados foi bastante satisfatório, tanto no turno matutino como no vespertino. Dentre as produções houve texto do gênero RAP, PARÓDIA, PAGODE, POEMA, ACRÓSTICO e a construção das REGRAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL.
Estamos gratos pelo trabalho solidário de todos os participantes e confiantes no bom desempenho do grupo durante este ano letivo. Que o Planejamento de Curso dos professores possa de fato, promover impactos nos próximos indicadores da nossa Unidade Escolar.

ALUNOS ACONTECEM





Diego, Franciza, Jadson, Jamile e Laisa, alunos da Natália Vinhaes estão de PARABÉNS pela bela performance musical apresentada ao participarem das comemorações dos noventa e cinco anos da EGBA. Méritos também ao parceiro Edilson Bispo que munido de comprometimento e responsabilidade trabalha com afinco nas Oficinas de Musicalização e Teatro através do Programa Mais Educação na Unidade Escolar. Aguardem as fotos deste evento. Vai aqui o convite para quem deseja seguir essse exemplo.