domingo, 21 de julho de 2013

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA - CONSELHO DE CLASSE


AC GERAL

AC GERAL – 20 DE JULHO DE 2013
 SÍNTESE DO ENCONTRO

“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”. Paulo Freire

A diretora iniciou o encontro elogiando o grupo pelo sua atuação profissional, cuja qualidade deve-se ao seu comprometimento com a educação de uma comunidade carente. Complementou o comentário convidando-o a refletir com o educador Paulo Freire (citação acima).
 
 
Abordou-se diversos assuntos. Dentre os quais a avaliação da aprendizagem dos estudantes, a implementação dos Projetos interdisciplinares e a escolha do Livro Didático para 2014.
Recomendou-se ao grupo a apreciação do filme " Entre os Muros da Escola", como provocação à ressignificação do Conselho de Classe e do vídeo "Papo de Mãe - Meu filho não gosta de estudar" como proposta de reflexão acerca das dificuldades de aprendizagem, mais comuns e da obtenção de orientações de especialistas.

PAPO DE MÃE - MEU FILHO NÃO GOSTA DE ESTUDAR


terça-feira, 16 de julho de 2013

VISITA AO PARQUE UNIDUNAS


UNIVERSIDADE LIVRE DAS DUNAS E RESTINGA DE SALVADOR

Conforme as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, entendido como o espaço produzido e apropriado pela sociedade, composto pela inter-relação entre sistemas de objetos e sistemas de ações.

Portanto, a Aula de Campo apresenta-se como uma possibilidade de fomentar o debate sobre conceitos e conteúdos e possibilitar aos professores momentos de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre diversos temas.

Com esta intenção, um grupo de Professores, juntamente com sua Diretora e Vice visitou, conheceu as instalações, assistiu a um vídeo institucional do Parque e observou atentamente às explicações do presidente da OSCIP (Organização Sociedade Civil de Interesse Público), Jorge Santana.
 




















 

 

ATLETA NA ESCOLA


PROGRAMA DE FORMAÇÃO ESPORTIVA

Tem o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

A Fase escolar foi realizada com muito brilho e entusiasmo dos estudantes. Do mesmo modo, contou com o apoio da nossa Diretora Cacilda, a colaboração do Professor Denivaldo (nosso Vice-Diretor), do Professor Fábio (Educação Física), do Professor Sérgio (sempre colaborador), e do empenho das Funcionárias: Arileide, Fátima e Regina. As atividades aconteceram no Parque Metropolitano de Pituassu.

MOMENTO DAS INSCRIÇÕES





















ALIMENTANDO-SE DE MANEIRA ADEQUADA

















ALEGRIA, ALEGRIA!









AS RECOMENDAÇÕES, DE PRAXE, DURANTE O EMBARQUE

















PARTICIPAÇÃO EFETIVA
















 



segunda-feira, 15 de julho de 2013

DIVERSIDADE CULTURAL


 
Festas Juninas
O termo diversidade cultural designa as variadas formas de identidade de povos e culturas ao longo do tempo e do espaço, sua originalidade, singularidade e expressão.
As Festas Juninas são uma forte tradição, na qual a promoção da cultura popular está no centro da roda. Historiadores afirmam que a festividade surgiu com este nome por acontecer durante o mês de junho.
Assim sendo numa das semanas de junho os estudantes da nossa escola se dedicaram à manutenção da cultura junina, pesquisando e manifestando essa tradição, realizando inclusive uma GINCANA SOLIDÁRIA.
Teve de tudo um pouco:
PRODUÇÃO DE TEXTOS












ESTUDO DA PALAVRA (soletrando)















ESTUDO DA MÚSICA TÍPICA (coreografando)

















ESTUDO DA CULINÁRIA TÍPICA






















PRODUÇÃO DA CESTA SOLIDÁRIA (distribuidas entre as famílias carentes do entorno)






















APRESENTAÇÕES DIVERSAS