sábado, 23 de novembro de 2013

PONHA A MÃO NA CONSCIÊNCIA, NEGRO!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Com o objetivo de propor reflexões acerca das contribuições dos negros na sociedade e destacar a importância de quem ajudou na construção cultural e histórica do POVO BRASILEIRO, foi desenvolvida, de 18 a 22 de novembro, na EEPNV a sequência didática "PONHA A MÃO NA CONSCIÊNCIA, NEGRO", através da qual, foram realizadas reflexões sobre o VINTE DE NOVEMBRO, por meio de um debate, provocando posicionamentos críticos frente à realidade social em que se vive; estudantes e professores, debateram e refletiram sobre as diferenças e a importância dos afros descendentes no processo de construção de país, estado e comunidade, favorecendo a valorização da cultura negra e seus afros descendentes, na escola e na sociedade.

PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, dia 18/11
DEBATE: Reflexões sobre o VINTE DE NOVEMBRO
PÚBLICO ALVO: Alunos (as), Professores, Funcionários e Pais.
MEDIADORES: Professora Euríala, Professor Edilson, Professor Marcos e o servidor Mauro Gutembergue (ativista do movimento negro), apoiados pelos demais professores.
Terça-feira, dia 19/11
EXPOSIÇÃO DE UMA PESQUISA: Estudantes de todas as turmas organizaram e apresentaram para toda a comunidade escolar, pessoas afros descendentes que fazem parte da história de sua comunidade, nas mais variadas formas e gêneros textuais.
Quarta-feira, dia 20/11
EXPOSIÇÃO DA PESQUISA: Do mesmo modo, fatos históricos que marcaram as lutas negras. 
Quinta-feira, dia 21/11
EXPOSIÇÃO DA PESQUISA: Cada turma ficou responsável para pesquisar e apresentar, apenas uma das funções, nas mais variadas formas e gêneros textuais, dos negros em destaque na POESIA, MÚSICA/DANÇA, CINEMA, TEATRO, PINTURA, MODELO, POLÍTICA.
Sexta-feira, dia 22/11
CULMINÂNCIA DAS ATIVIDADES: O que há de negritude na EEPNV?
EXIBIÇÃO: penteado, dança e modelo afro.
CONCURSO: a beleza negra da EEPNV
Brevemente publicaremos, as evidências objetivas, desse importante evento!

BIENAL 2013

TURMA VESPERTINO

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção

Viajar pela leitura para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos

É uma pena que só saiba dos benefícios da leitura,
quem gosta de ler.

Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.

Mergulhe de cabeça
na imaginação!(Clarice Pacheco)


A leitura ajuda o crescimento intelectual e
aumenta a confiança em si mesmo.

BIENAL 2013

TURMA MATUTINO


A leitura é muito mais
do que decifrar palavras
Quem quiser parar pra ver
pode até se surpreender

vai ler até nas estrelas,
e no som do coração.

vai ler nas folhas do chão
se é outono ou verão;
nas ondas soltas do mar
se é hora de navegar;





vai ler na casa de alguém
o gosto que o dono tem;
e no pêlo do cachorro,
se é melhor gritar socorro;


















































 

Uma arte que dá medo
é a de ler um olhar,
pois os olhos têm segredos
difíceis de decifrar ( Ricardo Azevedo)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

FACE AVE TAL

PREMIAÇÃO DOS VENCEDORES
No dia 11 de setembro de 2013 a EEPNV, premiou os três primeiros vencedores dos concursos, AVE, FACE e TAL. Cada um teve direito de convidar um colega para acompanha-lo. Os campeões tiveram o privilégio de desfrutar  uma tarde de CINEMA, num dos shoppings da nossa cidade, quando, acompanhados das professoras Léa e Thelma, assistiram ao filme "SE PUDER DIRIJA" e degustaram lanches deliciosos, escolhidos pelo grupo. "Foi uma experiência inesquecível", afirmaram eles!









AÇÃO DA COMVIDA

1ª FEIRA DE CIÊNCIAS
Com o objetivo de estimular posturas que conduzam os estudantes às interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis tanto na escola, como em casa e na comunidade e criar formas adequadas de reciclagem e reaproveitamento de materiais, a 1ª Feira de Ciências da EEPNV, aconteceu no dia 28 de setembro de 2013 e foi um sucesso.
“"Diante das mudanças socioambientais globais, o sentimento de impotência que aparece pode ser reduzido e até superado quando nos aliamos a outros e formamos uma força coletiva”. Edith Sizoo . Parabéns comunidade nataliana!
 







 

JERP 2013

Os Jogos Estudantis da Rede Pública é uma ação de participação e integração de educandos das escolas públicas da Bahia, em uma experiência que promove a formação de valores, como respeito à diversidade e cooperação, contribuindo para o seu processo formativo. Assim sendo a nossa escola vem promovendo esse encontro com os alunos na formação de equipes.

BASQUETEBOL
 
 
 

domingo, 3 de novembro de 2013

TORNEIO DE XADREZ

Torneio experimental
O torneio foi realizado de forma experimental, sob a coordenação do Professor Emerson, entretanto diante do entusiasmo e do interesse dos estudantes, pretende-se no próximo ano se concretizar o 1º Campeonato Interno de Xadrez da EEPNV. Parabéns, aos vencedores dessa etapa!

O XADREZ NA SALA DE AULA

O JOGO DE XADREZ
O jogo de xadrez pode desenvolver a inteligência, o raciocínio lógico, e as emoções dos seus praticantes, oportunizando  possibilidades de êxito pessoal, acadêmico e profissional. Por ser um jogo de estratégia, coloca a criança em difíceis situações estimulando a sua criatividade e imaginação.
Torneios internos, de xadrez, são estratégias de ensino da Matemática, muito bem utilizadas pelo professor Emerson.